google-site-verification: google0decf4d5dff2e927.html Jornal de Alvorada / Notícias www.jornaldealvorada.com
top of page

Alvorada confirma 25 casos de dengue e intensifica ações


Em meio a um surto de dengue, o Brasil registrou um aumento de 113,7% nos casos prováveis da doença até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (2), foram 542.038 casos prováveis, entre a primeira e a décima sexta semana epidemiológica, período compreendido entre 2 de janeiro e 23 de abril de 2022. Esse número já é praticamente o mesmo que foi registrado em todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 544 mil casos prováveis de dengue.

A doença, causada por um vírus, é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações. Nas formas mais graves, a dengue pode causar hemorragia interna em órgãos e tecidos, e levar à morte.

Alvorada registra casos de infecção de dengue

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa a confirmação de 257 notificações de casos da doença, no município de Alvorada. No total foram apontados pela Vigilância Epidemiológica da SMS, 25 casos confirmados de infecção, 12 exames deram negativo e 220 aguardando resultado.

Dado a emergência de saúde pública de 2021 causada pela dengue entre os meses de abril e junho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou ações de combate à Dengue, investindo em políticas de saúde pública e também de educação no combate ao mosquito.

“O poder municipal entendeu a necessidade da intensificação dos cuidados nesta área, mobilizou diversas secretarias para prestar apoio no combate ao mosquito da dengue, adquiriu insumos e diversos equipamentos, assim como também recursos humanos para manter o combate à dengue em constante movimento, mesmo nas épocas onde não há atividade significante do mosquito”, destacou a secretária de Saúde Neusa Abruzzi.

Apesar dos recursos materiais e humanos que o município vem empregando nos esforços do combate ao mosquito da dengue, o real resultado vem da adesão da comunidade às políticas de enfrentamento propostas pelo município.

*A Secretaria Municipal de Saúde atualizou os últimos dados de Alvorada no dia 03 de maio/2022.

bottom of page
Jornal de Alvorada