google-site-verification: google0decf4d5dff2e927.html www.jornaldealvorada.com
 

Conjunto habitacional em Alvorada recebe contêineres para reciclagem

Unidades nos 18 condomínios do Umbu visam auxiliar as famílias na separação do lixo e fomentar a geração de renda.

Foto Eduardo Porto/Prefeitura/Divulgação


Cada um dos 18 condomínios do Conjunto Habitacional Umbu, em Alvorada, recebeu um contêiner a fim de auxiliar na separação correta dos resíduos secos e fomentar a geração de renda entre os moradores locais que, em sua maioria, vivem do trabalho da reciclagem. A ação marcou a conclusão de uma etapa do projeto de habitação desenvolvido com 1.080 famílias que foram retiradas de áreas de risco e realocadas no conjunto, do programa federal Minha Casa Minha Vida.

De acordo com a coordenadora de Habitação da Prefeitura de Alvorada, Zanir Santos de Matos, as ações com os moradores se iniciaram ainda em 2017, mas tiveram que ser interrompidas devido à pandemia. “Finalizamos uma importante etapa. A partir de agora, daremos sequência ao trabalho que iniciamos através do acompanhamento das famílias, se vão conseguir se organizar de maneira correta, se a separação dos materiais e a reciclagem irão gerar a renda prevista. Queremos agora, a partir dos resíduos orgânicos, desenvolver a horta comunitária, a questão do adubo orgânico e a compostagem entre as famílias. Essa comunidade merece e precisa do nosso apoio. Ao mesmo tempo que trabalhamos a preservação do meio ambiente, também desenvolvemos a autoestima das pessoas. Tudo isso resulta em mais qualidade de vida.”

Segundo Nika, a finalização desta etapa teve apresentação teatral, vacinação contra a Covid-19 e gripe, brinquedos infláveis, sopão e varal comunitário, atendimentos de saúde, ginástica e distribuição de cachorro-quente. A ação foi realizada pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, em parceria com as secretarias de Saúde, de Educação e de Serviços Urbanos e a Faculdade Cruzeiro do Sul.

 
Jornal de Alvorada