Auxílio Brasil tem décimo terceiro salário confirmado. Na última quarta-feira (17), o governo federal deu início ao pagamento do benefício para os milhares de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Em substituição ao Bolsa Família, o programa terá a concessão de um abono natalino em regiões específicas do país.

Inscritos no Auxílio Brasil vão receber 13° salário que era do Bolsa Família (Imagem: FDR)
Considerado o novo projeto social do governo federal, o Auxílio Brasil teve seu pagamento iniciado. Cada segurado tem direito a receber uma mensalidade em torno de R$ 217, segundo as regras do ministério da cidadania.
No entanto, excepcionalmente em Pernambuco foi confirmada a concessão de um décimo terceiro salário.
Auxílio Brasil ganha salário extra
Proposta como uma medida do governo do estado de Pernambuco, o 13º salário do Auxílio Brasil será pago para os beneficiários vulneráveis. Para ter acesso é preciso estar vinculado ao programa e atender as regras abaixo.
De acordo com o governo, o cidadão precisa estar registrado na folha de pagamento do Bolsa Família em 2021, tendo recebido ao menos 6 mensalidades do projeto. Além disso, é preciso não ter renda fixa declarada e não ser contemplado de demais abonos.
No caso dos beneficiários recém inscritos mediante a transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil, o pagamento do abono natalino só será concedido mediante o cumprimento da carência de seis meses de vinculação.
Por fim, o governo estadual exige que os beneficiários estejam com os dados atualizados no Cadastro Único, conforme exigências da gestão federal.
Calendário de pagamento do 13º salário do Auxílio Brasil em Pernambuco
Fevereiro de 2022 – recebem nascidos entre janeiro, fevereiro, março e abril
Março de 2022 – quem aniversaria entre os meses maio, junho, julho e agosto
Abril de 2021– pessoas que fazem aniversário em setembro, outubro, novembro e dezembro
Regras do Auxílio Brasil
Crianças e adolescentes com idade escolar (entre 6 e 15 anos) devem ter, no mínimo, 85% de presença nas aulas;
Os jovens entre 16 e 17 anos, a frequência mínima exigida é de 75%;
Crianças menores de 7 anos precisam estar com as vacinas em dia e devem comparecer ao posto de saúde para realizar o monitoramento e o acompanhamento do crescimento;
Gestantes devem comparecer às consultas de pré-natal e participar de atividades educativas ofertadas pelo Ministério da Saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável;
Acompanhamento de saúde das mulheres que possuem 14 a 44 anos de idade.