google-site-verification: google0decf4d5dff2e927.html Jornal de Alvorada / Notícias www.jornaldealvorada.com
top of page

Moradores ficam mais de 30 horas sem água em Alvorada


O desabastecimento de água em Alvorada deixou milhares de consumidores com as torneiras vazias desde domingo (19).

De acordo com a Corsan houve uma redução da captação, após a identificação de alterações na água do Rio Gravataí, na cor e aumento da matéria orgânica. A companhia afirma que os órgãos ambientais (Fepam e Patram) já foram comunicados e estão atuando para verificar os possíveis motivos da alteração. Ainda segundo a nota, essa alteração na água captada não modifica a qualidade da água distribuída aos usuários, uma vez que passa por rigoroso tratamento. Quanto à previsão de retorno do abastecimento, a Corsan informou que espera normalizar o serviço para a maioria das 41 localidades afetadas no município no período da noite.

Serviços afetados

A falta de água está alterando também o funcionamento de serviços da cidade. No bairro Piratini, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foi fechado nesta quarta-feira pela impossibilidade de atendimento. Ainda na terça-feira, o local já apresentava problemas de abastecimento.

De acordo com a prefeitura, o funcionamento do local, que realiza várias ações de apoio a comunidade, só é possível com a volta da água.

— Realizamos os atendimentos que já estavam marcados e aqueles virtuais, mas não temos condições de receber as pessoas no centro. Se a água não voltar, estamos trabalhando com a possibilidade do Cras abrir com o abastecimento de água por um caminhão-pipa. Se isso não for possível, não abriremos novamente — afirmou o secretário de Assistência Social de Alvorada, Alexandre Lobão.

Ainda de acordo com a prefeitura, as unidades de saúde que não possuem água são atendidas por caminhões-pipa e não há registro de postos fechados. Nas escolas, aquelas que estão com desabastecimento, acabam reduzindo o turno. No entanto, a Secretaria de Educação não tem informações de escolas que tiveram suspensão das atividades.


bottom of page
Jornal de Alvorada