google-site-verification: google0decf4d5dff2e927.html www.jornaldealvorada.com
 

Prefeitura retoma obras de pavimentação e beneficia 28 vias


As Ruas a serem pavimentadas é um antigo anseio da população visto que em dias de chuva se torna um grande transtorno para os moradores desenvolverem suas atividades corriqueiras.

A administração municipal deu início ao pacote de pavimentação, instalação de redes pluviais e passeio público, de 28 ruas que serão revitalizadas. Este pacote de intenções foi através de um financiamento pela Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$ 10,8 milhões.

Nesta nova leva de pavimentações, serão atendidos 17 bairros da cidade. Na lista de comunidades contempladas, aparecem 11 de Abril, Americana, Aparecida, Francisco Feijó, Ferrari, Intersul, Jardim Algarve, Jardim Porto Alegre, Maria Regina, Nova Americana, Nova Petrópolis, Piratini, São Pedro, Stela Maris, Tijuca, Umbu, Vila Isabel.

Os trabalhos nas 28 vias devem durar cerca de oito meses, segundo a estimativa do Executivo de Alvorada. Com isso, a expectativa é de que as novas pavimentações estejam sendo utilizadas pela população ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Entre os bairros contemplados pelas obras, quem mais vai ter ruas renovadas é o Intersul. Por lá, seis vias passarão pelo processo de asfaltamento, colocação de passeios públicos e de redes pluviais. As ruas contempladas são a Alfredo Chaves, Alexandre Gusmão, Álvares de Azevedo, Álvaro Furtado, Maranhão e Otávio Rocha.

Critérios Técnicos para escolha das ruas

O secretário de Obras e Infraestrutura de Alvorada, Rogério Negreiros, explica que foram adotados diversos critérios técnicos para escolha das ruas a receberem pavimentação. Itens como proximidade com escolas e rotas de transporte público sempre costumam ser levados em conta, mas comunidades onde moradores aguardam por pavimentação há décadas ou até fazem abaixo-assinados pedindo por asfalto também foram considerados na seleção.

— São ruas com pavimentação asfáltica, mas também de blocos intertravados. Ainda teremos uma ponte no arroio Zero Hora, no bairro Jardim Algarve. Beneficia muito a comunidade — comemora Rogério.

100 mil moradores serão beneficiados

Conforme o titular da pasta de Obras e Infraestrutura, a administração estima que 100 mil moradores da cidade serão beneficiados com as obras. Isso porque as ruas selecionadas "são importantes vias de ligação entre vários bairros". O secretário ainda pontua a importância das obras de drenagem pluvial e sinalização que vêm como parte da implementação do pavimento es todos estes locais:

— É uma obra vital e de muito interesse do município. São várias ruas nas quais vamos passar a economizar com patrolamento e saibro, pois estarão pavimentadas.

97 ruas receberam pavimentação em 2019/2020

Desde o segundo semestre de 2019, ao menos 97 ruas receberam nova pavimentação em Alvorada, contemplando importantes bairros da cidade, como Aparecida, Maringá, Nova Americana e Umbu.

No bairro Piratini, a principal avenida, que leva o mesmo nome da comunidade, foi uma das contempladas ao longo de série de obras. Com duas mãos, divididas por um canteiro central, o local tinha um problema na pavimentação que foi revitalizado. Numa das pistas, só havia terra, no outro lado, um asfalto já desgastado pela passagem do tempo. Com os reparos concluídos, a situação ficou diferente. Pista nova, sinalização para pedestres, calçadas e rede pluvial e passeio público.

Confira a relação de ruas contempladas: Bairro 11 de Abril (Rua Darci Ribeiro), Bairro Americana (Ruas Beira Rio e Mário Totta), Bairro Aparecida (Aloisio Brixner), Bairro Francisco Feijó (Rua Cambará), Bairro Ferrari (Rua Caribe), Bairro Intersul (Ruas Alfredo Chaves, Alexandre Gusmão, Álvares de Azevedo, Álvaro Furtado, Rua Maranhão e Otávio Rocha), Bairro Jardim Algarve (Ponte da Rua 6 sobre o arroio da Zero Hora), Bairro Jardim Porto Alegre (Rua Comendador Coruja), Bairro Maria Regina (Ruas José Garibaldi e Potiguaras), Bairro Nova americana (Rua D), Bairro Nova Petrópolis (Ruas B, E e G), Bairro Piratini (Ruas Eurico Lara e Hipólito da Costa), Bairro São Pedro (Ruas Candelária, Frei Caneca, Hermes Pereira de Souza e Rui Ramos), Bairro Stella Maris (Rua Sebastião Leão), Bairro Tijuca (Rua Manoel dos Santos), Bairro Umbu (Rua A), Bairro Vila Isabel (Rua Carneiro da Fontoura).

 
Jornal de Alvorada