A Secretaria Municipal de Saúde de Alvorada divulgou os números de atendimentos prestados durante o Dia D das ações do Novembro Azul. Foram realizados no sábado (25) 795 atendimentos em mutirões nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Saúde do município.
De acordo com o Secretário de Saúde, Eder Fraga, o movimento Novembro Azul buscou sensibilizar a sociedade; em especial os homens; para conscientização a respeito de doenças masculinas e sobre a saúde integral do homem; com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
“A campanha deste ano nos surpreendeu positivamente. O que nos surpreendeu muito foi à procura dos homens pelos atendimentos; normalmente não é um público que habitualmente procura pelos serviços de saúde; e a abertura em horário alternativo pôde proporcionar isto”, comentou.
O câncer de próstata é a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Conseguimos atingir o objetivo da Secretaria que era combater a falta de adesão do homem aos serviços de saúde. Os homens; na sua grande maioria; não procuram o serviço de saúde para a prevenção e esse foi o principal foco da campanha; fazer com que eles passem a procurar estes serviços regularmente para acompanhar como anda sua saúde”;disse Eder Fraga.
Comments