google-site-verification: google0decf4d5dff2e927.html www.jornaldealvorada.com
 

Tudo Fácil Empresas é apresentado para Alvorada


A prefeitura de Alvorada, recebeu a visita de representantes do governo do Estado, representado pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS) e projeto DescomplicaRS, para tratar sobre a implantação do Tudo Fácil Empresas no município. A plataforma tem a finalidade de facilitar a vida dos empreendedores que sofrem com a burocracia e com o alto custo para formalização das empresas. Este sistema integrado automatiza todo o processo de registro, possibilitando o registro completo da empresa em 10 minutos, e isenta a cobrança de taxas. Na apresentação foi feita uma simulação de um processo de abertura de empresa pelo novo portal, que levou oito minutos. As 10 etapas realizadas no site antes levavam cerca de 10 dias para serem executadas, várias delas de forma presencial e em locais diferentes. Para chegar ao resultado ágil oferecido pela plataforma, foi necessária uma análise de todos os CNAEs (Classificação Nacional de Atividade Econômica) do ponto de vista de risco ambiental, de incêndio e sanitário.

Governo do Estado lança plataforma Tudo Fácil Empresas

O Rio Grande do Sul deu mais um passo na direção da desburocratização e do fomento ao empreendedorismo. O governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (15/12), no Palácio Piratini, o Tudo Fácil Empresas. O modelo funciona para empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário, o que representa 70% do número de empreendimentos abertos em 2021 em Porto Alegre.

O governador Eduardo Leite destacou a importância do trabalho com o município de Porto Alegre para que a iniciativa começasse pela capital. Em 2022, o serviço será expandido para os demais municípios, afirmou o governador Leite.

O Tudo Fácil Empresas foi desenvolvido pelos integrantes do projeto DescomplicaRS, o braço executivo do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede). Presidente do Cede, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, disse que iniciativas desse tipo, fruto do diálogo entre a sociedade e o poder público, “têm a capacidade de mobilizar os atores do processo com mais agilidade, promovendo um ambiente de negócios mais saudável para os empreendedores do Estado e ainda trazer mudanças muito positivas para as ações poder público”.

“Por isso, a participação de órgãos como Fepam, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros Militar foi indispensável nesta construção, por meio da análise das tabelas de risco”, explicou o coordenador do Projeto DescomplicaRS, Tomás Holmer.

No hotsite www.tudofacilempresas.rs.gov.br são encontradas todas as informações sobre o funcionamento da plataforma e os serviços disponíveis no Portal do Empreendedor.

Confira o passo a passo de como formalizar uma empresa pelo Tudo Fácil Empresas: https://jucisrs.rs.gov.br/tudo-facil-empresas.

 
Jornal de Alvorada